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5 tipos de posts que funcionam para qualquer nicho

Atualizado: 6 de ago. de 2024

Todo mundo passa por momentos de bloqueio criativo e, às vezes, parece que as ideias simplesmente desapareceram. É comum que as melhores sacadas apareçam nos momentos mais inusitados, como no banho, enquanto cozinha, assistindo a um filme, ouvindo música ou antes de dormir.


Mesmo quando essas ideias não aparecem para dar um "alô", não tem por que se desesperar. Existem alguns tipos de conteúdos para postagens que sempre funcionam, não importa o segmento, porque são versáteis e atemporais. Eles podem ser utilizados entre posts mais factuais e são testados e aprovados nas redes sociais.


Mas, claro, isso não significa que esses posts precisam seguir uma fórmula engessada. É possível abordá-los de maneiras diferentes, soltando a criatividade, adaptando as informações no estilo e tom da sua marca, e até aplicando aquele storytelling que dá uma identidade única para o seu conteúdo.


Então, sem mais delongas, confira os 5 exemplos de postagens que são a salvação para qualquer segmento:


1. Cases de sucesso

Mostrar histórias de clientes que tiveram sucesso com o seu produto ou serviço é uma ótima maneira de gerar confiança. As pessoas gostam de ver exemplos reais de como algo pode ser benéfico para elas.


E se quiser engajar, procure compartilhar essas histórias com uma narrativa envolvente e bem elaborada. Isso pode tornar o conteúdo ainda mais interessante para o seu público.




2. Depoimentos

Permita que seus clientes falem sobre suas experiências. Isso pode parecer uma dica simples, mas muitos negócios ainda não utilizam essa estratégia de forma eficaz.


Se você já tem clientes satisfeitos, incentive-os a compartilhar suas experiências. Ofereça algo em troca de um depoimento e divida esses relatos com o seu público.


Depoimentos em vídeo são especialmente eficazes, pois passam mais autenticidade e ajudam a conquistar a confiança dos potenciais clientes que estão considerando a compra.






3. Bastidores

Mostrar o dia a dia da sua marca, incluindo os desafios e conquistas, cria uma conexão genuína com o público. As pessoas querem saber que há seres humanos trabalhando por trás da empresa.


Por isso, compartilhar os seus bastidores ajuda a criar essa ligação. Você pode revelar como o seu produto é feito ou como você prepara uma encomenda. Mostre também a equipe em ação ou um momento de celebração em meio a rotina de trabalho.




4. Perguntas e respostas

Responder perguntas e oferecer soluções práticas posiciona você como uma autoridade no assunto, construindo confiança e credibilidade. Além disso, você demonstra que está atento às necessidades da sua persona, aumentando o engajamento. 


Ajudar o público a resolver problemas ou esclarecer dúvidas fortalece o relacionamento, aumentando a lealdade e a probabilidade de retorno. As perguntas do público podem fornecer informações pertinentes sobre o que eles precisam ou não entendem bem, ajudando a melhorar seus produtos, serviços ou outros conteúdos. 



5. Posts descontraídos, memes e trends

O uso de memes, embora seja uma pegada mais descontraída, também precisa ser estratégico, porque pode gerar um grande impacto se bem aplicado. A internet está sempre cheia de memes novos, mas não devemos embarcar em tudo só porque viralizou.


Participar de tendências relevantes pode mostrar que sua marca está antenada e sabe se comunicar de forma descontraída. O segredo é usar aquilo que tenha a ver com sua marca e mensagem. Eles devem ser analisados e usados com o objetivo de engajar os seguidores e reforçar a sua presença online de maneira divertida e eficaz.



Para garantir que seu conteúdo no Instagram tenha um bom desempenho, ele precisa engajar e incentivar ações dos seguidores. Portanto, lembre-se de incluir CTAs (chamadas para ação) nas suas publicações, orientando o público sobre o que fazer para aproveitar seus produtos ou serviços.


Ah, e vale lembrar que é super importante fazer um bom planejamento antes de publicar. Agora é só caprichar e postar! ;)


Está sem tempo ou precisa de uma ajuda para criar conteúdo? A De Minas Comunicação está aqui para ajudar! Com escuta atenta, uma visão sensível e mente aberta, atuamos com Consultoria para Produção de Conteúdo. Planejamos e entregamos um guia mega completo para que você possa criar com estratégia e criatividade. Também desenvolvemos estratégias específicas como lançamentos de produtos ou serviços, criação de calendários editoriais e cronogramas.


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