.png)
A trajetória que nos levou de amigas à sócias e transformou nossas ideias em empresa começou muito antes da criação do CNPJ e do contrato de sociedade, começou em 2013. Nosso encontro aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora, quando começamos a faculdade de Jornalismo na mesma sala.
Naquela época, nós não tínhamos nenhuma afinidade, até que um trabalho em grupo nos uniu e nos mostrou que sabíamos trabalhar juntas. Desde então, nunca mais deixamos de ser parceiras e tivemos um jornada acadêmica e profissional muito semelhante.
.jpg)
.jpg)

Nossa primeira experiência com Produção aconteceu como bolsistas da Produtora de Multimeios da UFJF. Nosso papel era construir histórias de pessoas, lugares, eventos e montar toda a estrutura narrativa para a equipe entrevistar, gravar e editar.
Era o início da faculdade, esse trabalho era muito prático e nos proporcionou um aprendizado muito rico. Ali, a gente descobriu como fazer o nosso melhor em situações, muitas vezes, desafiadoras.
Nós duas fomos premiadas, em anos distintos, como melhores produtoras da equipe - o que foi motivo de muita alegria.
Toda a passagem pela Produtora de Multimeios mostrou para aquelas duas jovens, que estavam no começo da graduação, que elas eram muito responsáveis, dedicadas, comprometidas, criativas e cheias de iniciativas, sabiam se adaptar, se fosse preciso improvisar e suavam a camisa.





produtoras
de conteúdo
Para nós, essa experiência foi muito marcante e, desde 2013, nós assumimos uma posição de Produtoras.
Na sequência, o nosso chefe desse projeto, professor Márcio Guerra, nos indicou para uma vaga de estágio da TV Educativa (Rede Minas de Juiz de Fora). Naquele momento, Larissa podia assumir a vaga e Ruth continuou com sua bolsa. Mas logo em seguida, ela passou pelo mesmo estágio.

A nossa passagem pela TV também foi como produtoras, dessa vez, de um Telejornal - mais uma vez nos encontramos nesse papel.
Planejamento, pesquisa, leitura, construção de pautas, alinhamento com repórteres, editoras, contato com as fontes, contato com assessores, organização e logística das entrevistas - era uma rotina intensa e cheia de aprendizados.
Nós não vivemos essa fase juntas, foi cada uma em um período. Durante o estágio da Ruth, ainda como uma estudante do 5º período, cobriu férias da Editora Chefe e coordenou o jornal todo por um mês. Também chegou a ir pra rua como repórter, indo para frente das câmeras.

Nesse período, Larissa embarcou em uma vaga de estágio na Trópico, uma agência de Publicidade e Propaganda, no setor de Atendimento ao Cliente. Esse trabalho foi muito importante e decisivo para os caminhos que ela trilharia dali em diante. Ela era coordenada por Mahina Fava, jornalista que escolheu seguir carreira no Marketing para empresas e, com certeza, sua trajetória trouxe muita inspiração.
As funções exercidas nesse estágio envolviam estudar o mercado do cliente, conhecer sua história, analisar estratégias no online e offline, realizar o atendimento em si, acompanhar ensaios fotográficos, fazer orçamentos, produzir textos, pensar ideias criativas e construir o briefing para a equipe de designers.



A faculdade de Jornalismo da UFJF tem um leque muito amplo de disciplinas, como Fotografia, Cinema, Publicidade, Rádio, Assessoria, Organização de eventos e muito mais. Essa possibilidade de passar por diferentes áreas nos mostrou que não necessariamente seríamos repórteres ou, como todos brincavam, uma futura Fátima Bernardes.
comunicação
teatro fotografia cinema
publicidade e propaganda
marketing assessoria
Seguindo na linha do tempo, nossa próxima parada foi na Secretaria de Comunicação da UFJF (Diretoria de Imagem Institucional). Essa foi uma fase muito rica de aprendizados em assessoria de comunicação e pudemos viver na prática como divulgar uma instituição para comunidade.
Ruth atuava na produção de vídeos e Larissa na produção de textos - o objetivo era mostrar com criatividade, coerência, clareza e responsabilidade o que acontecia dentro daquele espaço.
Durante as Olimpíadas de 2016, a UFJF recepcionou 150 atletas de 8 países para se instalarem no Brasil antes dos jogos e realizarem os treinos no campus. Tivemos a oportunidade de realizar a cobertura desses acontecimentos produzindo conteúdos fantásticos com as delegações. Dentre eles, fomos juntas para um circuito cultural com as Delegações da China e Egito, mostrando a nossa cultura e aprendendo sobre a deles.




Após esse período, Ruth se tornou Monitora da Disciplina Técnicas de Produção Impresso. O trabalho de monitoria despertou a habilidade de ensinar, guiar e compartilhar seu conhecimento. Larissa se tornou estagiária de marketing do escritório Caio Tirapani Advogados Associados, sendo responsável por produzir e gerenciar todos os canais de comunicação.
É nesse momento que, em paralelo, Larissa, Ruth e a amiga Leticya dão início à primeira estrutura de empresa. Com aproximadamente 12 clientes, prestavam os serviços de planejamento de comunicação, produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, fotografia e design.

Enfim, chegamos ao último período da faculdade e era hora de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso. Empenhadas em finalizar essa etapa, optamos por pausar esse espírito empreendedor e concluir a faculdade com sucesso. Como já era de se esperar por toda trajetória acadêmica, escolhemos estudar Redes Sociais, Marketing e Comunicação de empresas.

Estratégias comunicacionais jurídicas: uma análise dos limites e possibilidades do escritório Caio Tirapani Advogados Associados

#pisamenosufjf: uma análise do Twitter da UFJF e sua relação com o público
Formadas. E agora?
Em paralelo à conclusão do TCC, Ruth foi selecionada para trabalhar na ArtWork Propaganda, uma agência de publicidade onde teve experiências diversas dentro da área de planejamento e comunicação. Além de ser Social Media e produzir conteúdo para as redes sociais de clientes de variados segmentos, também foi assessora de imprensa – atuando na coordenação de projetos e eventos, envio de releases e relacionamento com a imprensa.


Larissa continuou no setor de marketing do Escritório e começou a montar uma nova rede de clientes para atuar como Social Media e produtora de conteúdo. Começou a prestar serviços mensais para 7 empresas, construindo todas as estratégias digitais de comunicação. Até que, novamente, a Leticya nossa querida amiga que citamos acima, a convidou para atenderem duas lojas juntas.
Quando iniciaram essa parceria, realizavam várias reuniões com Gustavo Monteiro, o Consultor Administrativo dessas duas empresas, e ele enxergou que havia mais do que um freela no que fazíamos. Após entender que havia potencial e viabilidade para estruturar uma verdadeira Agência, Gustavo propôs a Larissa esse projeto e, juntos, criaram um braço novo na empresa dele, que se chamava Bússola Consultoria - nascendo a Bússola Marketing.
Leticya optou por seguir carreira como jornalista no jornal Tribuna de Minas, mas nunca deixou de ser nossa super parceira - e até hoje atua conosco em inúmeros jobs.

A Bússola Marketing nasceu com 20 clientes, montamos um time de prestadores de serviços e coordenamos todos para atender aos objetivos de cada um. Por um período, chegamos a trabalhar nos fundos da loja Galeria Secreta, que também era do Gustavo, e ali todos os profissionais se reuniam para trabalhar juntos.
A Ruth, nesse período, prestava serviços para nós de forma remota - ela era produtora de textos e social media. Chegou um momento que resolvemos que ela precisava ser mais, precisávamos dela junto conosco e ela veio somar forças para estruturar melhor a empresa.

Decidimos que era hora de ter um escritório próprio, montamos uma sala no Centro e nos mudamos para lá. Essa foi uma fase muito intensa, realmente desafiadora e nos empenhamos muito para equilibrar todos os trabalhos, organização da equipe, reparos intermináveis e novos clientes chegando.



Essa fase foi muito intensa, mas também decisiva. Um período importante para recalcularmos a rota e criar um nova jornada. O Gustavo optou por focar na loja e se dedicar a ela. Ele foi muito importante em nossa história e deixou muitos ensinamentos. Somos muito gratas por tudo e aqui aproveitamos para estender os agradecimentos.
Não podemos deixar de agradecer a todos profissionais que já atuaram conosco, ensinando e aprendendo para que pudéssemos evoluir juntos: Armando Júnior, Isabella Peçanha, Juliana Jácome, Netto Garcia, Carolina Magalhães e Gabriel Bling.
A Leticya Bernadete, tantas vezes mencionada, é mais que uma designer e editora parceira, ela é uma amiga que sempre podemos contar para apoiar a empresa.
A Maria Vitória Rodrigues merece menção honrosa por ser nossa super parceira até hoje. Ela é uma profissional dedicada, responsável, criativa, atua em inúmeros projetos conosco e é nossa aliada.
um novo
cenário
Era realmente preciso repensar essa nova fase em nós duas assumíamos muitos papeis. Nós duas, então, nos unimos ainda mais para decidir tudo e construir uma nova empresa.
Em janeiro de 2020, decidimos que todo trabalho seria home office e a gestão da empresa remota. Estudamos e analisamos que o nosso trabalho já era praticamente online e boa parte dos nossos clientes eram de outros estados.
Três meses depois, a pandemia estourou no Brasil, um período de dor, tristeza, luto e que nos deixou marcas profundas. O home office que já era a nossa realidade, se tornou uma necessidade.
Com os desafios de lidar com tantas questões, mas principalmente preservar a nossa vida, nosso psicológico ficou bem abalado. Trabalhamos muito, muito mesmo e colocamos a mão na massa para fazer tudo que estava ao nosso alcance. Estudamos e repensamos inúmeras vezes sobre o melhor formato, erramos e acertamos, até estruturar o sistema mais organizado e prático para fazer o nosso melhor.
Com muita dedicação, continuamos atendendo os clientes da empresa e recepcionando novos. Em um cenário de medo e insegurança por parte das empresas, nos dedicamos ao máximo para ajudar cada cliente a nascer ou se fortalecer no digital.
Quantas pessoas chegaram até nós sem nunca ter usado as redes sociais e viram nelas uma solução para seus negócios, outras precisavam reforçar suas estratégias digitais para manterem suas empresas ativas.
Trabalhamos intensamente para que o marketing fosse um aliado e continuasse dando visibilidade e resultados para cada negócio que confiou em nós.
Internamente, demos um passo de cada vez e fomos lapidando nossos serviços, estrutura e planejamento. Nós sempre colocamos nossos clientes como prioridade, e ainda que isso permaneça sendo a nossa realidade, nós aprendemos que é preciso olhar pra dentro com a mesma atenção e cuidado.



Por um tempo, seguimos "sem nome". Tínhamos algumas prioridades naquele momento. Descobrimos que nomear uma filha não seria tarefa simples, então deixamos fluir. Foi então que a Larissa teve um insight e compartilhou com a Ruth - ela adorou e aprovou a ideia.
De Minas
Comunicação
Somos De Minas porque somos mulheres.
Somos De Minas porque apoiamos outras mulheres e fortalecemos essa união em nosso propósito.
Somos De Minas porque somos mineiras, apaixonadas pelo nosso estado e pela nossa cultura.
E claro, somos De Minas Comunicação porque acreditamos que ela é a peça-chave das relações humanas e do sucesso de qualquer negócio.

Então, chegou a hora de criar a nossa identidade visual que nasceu de forma bem simples e prática, criamos aquilo que a gente acreditava que representaria o nosso ideal e o nosso conceito naquele momento. Mas a gente sabia que não seria algo definitivo.
Rascunhos
Inspiração:
.jpg)
.jpg)

Nasceu nosso primeiro logo

Os triângulos vieram pra simbolizar equilíbrio e fazer referência direta ao nosso estado - às montanhas de Minas e nossa bandeira. O triângulo invertido representa o feminino.
Escolhemos o roxo como nossa cor, pois representa a criatividade, o conhecimento e a transformação.
E o lilás porque também representa o feminino.
Após um ano dessa criação, chegou a hora do nosso redesign. Queríamos uma identidade que representasse a nossa evolução, modernidade, avanço e que também traduzisse melhor a nossa essência.

Propósito
PROPÓSITO é uma palavrinha complexa e parece difícil definir. Ao mesmo tempo, parece algo tão comum... todo mundo fala disso.
Mas afinal, qual é o seu?
Durante a caminhada, é natural fazer mudanças ou até mesmo desviar completamente. Desconfiamos muito de roteiros perfeitos, porque eles não existem. Aliás, só no Instagram.
Na vida real, tem tropeços sim!
“Tinha uma pedra no meio do caminho”
E sempre vai ter. Mas o que fazer com ela?
A gente diria: tira, uai. Arreda e passa.
Em uma linguagem mais motivacional, seria:
ACREDITE em si mesma, nos seus ideais, na sua essência.
É isso que te faz única, e no final das contas seu propósito tem TUDO a ver com o que você é e acredita.
Aqui na De Minas, nós acreditamos em uma comunicação com conexões reais. É possível fazer marketing de forma descomplicada, sem milhões de termos chatos em inglês, sem uma regra nova todo dia, sem precisar caber na caixinha do outro.
Acreditamos que cada negócio pode fazer marketing sem perder sua essência - e, claro, respeitando seu ritmo, suas prioridades e objetivos.
Não existe fórmula pronta, uma super lista de 10 passos que você vai mudar tudo ou o famoso milagre do “6 em 7”. Nunca é só isso, desconfie dessa forma rápida e indolor.
Tem gente que acredita nisso. Até respeitamos, mas essa não é a nossa praia.
Vamos sempre priorizar a conexão, prosa e um café. Aceita?
.png)

Larissa Garcia
Confundadora De Minas Comunicação | Jornalista, Produtora de Conteúdo e Social Media
