Sua história tem valor. Você sabe contá-la?
- deminascomunicacao
- 24 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
Histórias estão em todo lugar - desde a hora que iniciamos o nosso dia e compartilhamos alguma situação com a família ou no grupo do WhatsApp com amigos. Nós temos esse hábito de contar histórias desde sempre. Elas são parte da essência humana e, portanto, não poderiam ficar de fora das boas estratégias de marketing. Vejamos dois exemplos:
Dove e a beleza real
Num mercado super competitivo, ser autêntico é o que faz a diferença. As pessoas estão em busca de marcas que ofereçam algo genuíno, e aquelas que conseguem criar uma conexão verdadeira com uma boa narrativa acabam ganhando a preferência do público. A campanha "Real Beauty" da Dove é um exemplo perfeito de como uma marca pode redefinir conceitos e deixar uma marca forte no mundo todo.
A essência da Dove gira em torno de beleza natural, confiança e empoderamento. Em 2004, quando lançou a campanha "Real Beauty", a marca quebrou paradigmas, celebrando a diversidade das pessoas.
A campanha “Retratos da Real Beleza”, da Dove, desafiou os padrões tradicionais ao trazer à tona uma nova visão sobre a autopercepção feminina. Utilizando a técnica do digital storytelling, a marca criou uma narrativa emocionante que convida as mulheres a refletirem sobre sua própria beleza.
Mais do que uma simples campanha de marketing, o storytelling se mostrou uma ferramenta poderosa para mudar percepções e inspirar mudanças reais na forma como a beleza é vista e apreciada.
Mas será que somente marcas grandes podem criar boas narrativas e trabalhá-las com criatividade?
Storytelling não é uma ferramenta exclusiva das grandes marcas; pequenas empresas também podem e devem utilizá-lo. Ele tem o poder de transformar ideias comuns em grandes acontecimentos, captando a essência da marca. Com o uso das técnicas certas, qualquer mensagem ganha vida e se conecta profundamente com o público.
A De Minas Comunicação utiliza as boas histórias com frequência na produção de conteúdo, veja esse exemplo que usamos para celebrar nossos 5 anos:
E voltando a falar sobre marca Dove, este ano eles fizeram mais uma campanha linda para celebrar seus 20 anos: “O código Dove”. Mais uma vez, utilizaram o storytelling e fizeram um trabalho que nos chamou atenção e resolvemos falar sobre isso, e adivinhem de que forma? Contando mais uma história pessoal que nos conectou diretamente com a marca:
Por que boas histórias são importantes?
A “mágica” do storytelling está justamente na simplicidade e na forma como ele desperta emoções. Ao invés de apresentar argumentos racionais e frios, como “esse produto possui essa tecnologia”, “nosso serviço é realizado dessa forma”, contar uma história cria uma conexão emocional que faz o cliente sentir: "eu quero fazer parte disso".
No marketing, por exemplo, campanhas que usam storytelling possuem um impacto muito maior no engajamento e na fixação das mensagens. Ao compartilhar narrativas que refletem a essência da empresa, é possível aumentar a percepção de valor que os clientes têm da marca, pois não é apenas sobre o que ela vende, mas sobre o que ela representa. Quando as marcas conseguem inspirar seus públicos com histórias que tocam sentimentos e experiências, elas se destacam e deixam uma impressão duradoura.
Isso fortalece a identidade da marca, transmitindo mais do que apenas produtos ou serviços, mas também seu propósito.
E por falar em propósito, você sabe qual é o seu?
Identificar o propósito da marca é importante para que você consiga transmitir o seu valor e gerar toda essa conexão citada. Nesse contexto, o conceito do Círculo Dourado, desenvolvido por Simon Sinek, se torna uma ferramenta poderosa.
O Círculo Dourado é composto por três camadas: porque, como e o que. No centro está o "por que", que representa o propósito e a razão de existir da marca. Ao compreender e comunicar claramente seu propósito, a marca consegue criar vínculos emocionais com seus consumidores, o que vai além da simples transação comercial.
Essa abordagem permite que a marca não apenas se diferencie no mercado, mas também atraia clientes que compartilham valores semelhantes, o que potencializa a fidelização e o engajamento. Assim, ao alinhar suas histórias e narrativas com um propósito claro, as marcas podem inspirar seus públicos e se destacar.
Essa forma de comunicar é o que realmente desperta o interesse das pessoas e as motiva a agir. Ao invés de focar só nas funcionalidades e descontos, a ideia é criar uma conexão real, que faça o cliente entender o valor do produto.
Quer aprender na prática?
Vem com a gente na aula gratuita: "Como contar histórias e definir seu propósito de marca", que será realizada no dia 2 de outubro, às 19h, ao vivo pelo Zoom.
Essa aula é fruto de uma parceria com o projeto Olho no Olho e nela você descobrirá a importância de narrativas autênticas na construção da identidade da sua marca. Larissa e Ruth compartilharão técnicas práticas para contar histórias, mostrando como a emoção e a conexão genuína podem transformar uma marca e gerar resultados.
Além disso, a aula irá explorar a identificação do propósito de marca, ajudando você a alinhar seus valores e missão com as expectativas dos consumidores. Você aprenderá a desenvolver uma história que não apenas comunica o que sua marca faz, mas também por que ela faz.
Inscreva-se já e prepare-se para uma noite de aprendizado de forma gratuita.
Mas não perde tempo, porque as vagas são limitadas! Para garantir a sua, é só mandar uma mensagem no WhatsApp: (31) 99917-8652.
Comments