De Minas atua em projeto que capacita mulheres empreendedoras e fortalece pequenos negócios
- deminascomunicacao
- 13 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
[Prólogo] Somos apaixonadas pelas conexões que a vida nos apresenta de forma inesperada e espontânea. Uma delas aconteceu este ano e nos permitiu conhecer o projeto Olho no Olho. Logo de cara, nos identificamos com o propósito de trabalho deles. Após alguns dedinhos de prosa, estreitamos os nossos laços profissionais e nos tornamos parceiras. Nosso obrigada à Raiana Lira, profissional admirável que fez essa ponte.
Acompanhe essa história contada pela Fernanda da nossa equipe, dessa vez, as jornalistas viraram fontes!
Larissa Garcia e Ruth Flores, sócias-idealizadoras da De Minas Comunicação, foram convidadas para ministrar aulas de marketing no Curso em gestão de negócios do projeto Olho no Olho. A capacitação completa, que ocorre ao longo de cinco meses, é oferecida de forma gratuita para empreendedores de baixa renda que precisam de apoio para se organizarem e crescerem.
O projeto Olho no Olho busca oferecer uma base sólida, ajudando mulheres a profissionalizarem suas marcas e enfrentarem os desafios de geri-las. De acordo com o posicionamento do projeto, o empreendedorismo feminino vai além de uma conquista pessoal, sendo uma ferramenta de transformação social e profissional. Não queremos romantizar, sabemos que o caminho envolve muito trabalho, estudo e dedicação diária. E para isso, a gestão eficiente é essencial para alcançar a autonomia.
"Para nós, foi uma grande troca de aprendizados. Essa oportunidade de acrescentar algo à vida delas e enriquecer seus trabalhos como empreendedoras foi muito satisfatória e gratificante. Com o nosso conhecimento de marketing, a gente buscou impulsionar e levar luz para essas pequenas produtoras. Foi incrível ver na prática como é fazer a diferença, despertando um novo olhar delas sobre seus negócios”, destaca Ruth.

Conforme relatado por Larissa, a preparação para essa experiência foi intensa e cheia de energia. "A gente se dedicou bastante, não só nas duas horas de cada aula, mas também nos bastidores, com muito estudo e carinho na elaboração do material. Queríamos entregar algo descomplicado, abrangente e aplicável", conta. Cada aula foi pensada para ser prática e acessível, com foco em mulheres de diferentes idades, níveis de conhecimento sobre marketing e objetivos.
Foram ministradas 8 aulas para duas turmas e as temáticas centrais ensinadas foram:
A arte de contar histórias - como o storytelling gera valor para sua marca
Como identificar o seu público-alvo, suas personas e criar uma estratégia de comunicação
A presença digital em diferentes canais de comunicação online e o calendário editorial
INSTAGRAM: como vender nessa rede social?

No decorrer das aulas, ficou evidente o quanto o projeto Olho no Olho faz diferença na vida das participantes. Como os nossos encontros foram ao vivo, foi possível ter uma troca rica e direta com elas, que manifestaram sua satisfação imediata. Após as aulas, também vimos que várias já começaram a colocar em prática os aprendizados.
“E não foram só as alunas que aprenderam, essa também foi uma forma de aprimorar nossas habilidades de ensino. Foi uma experiência muito enriquecedora, a gente aprendeu muito em todas as etapas e processos de elaboração das aulas, na interação ao vivo, na gestão do tempo e até na gestão de emergências com alguns imprevistos que acontecem. Além disso, foi uma grande oportunidade de ouvir feedbacks para prosseguir evoluindo", comentam as sócias.

O trabalho educativo de marketing na De Minas
Desde o início da De Minas, em 2019, o trabalho de educar, treinar e capacitar empreendedores acontece como um dos serviços da empresa. Na pandemia, migramos para o formato online e foi possível romper fronteiras levando nosso conhecimento. "Além dos treinamentos e capacitações criados de forma personalizada para as empresas, também criamos a Escola De Minas focada no desenvolvimento interno. Semanalmente nosso time se reúne para aprendermos juntas novas ferramentas, tendências, recursos, teoria e prática de marketing", explicam.
A empresa acredita que o conhecimento é a chave para o crescimento sustentável e para a inovação. Com isso, reforça seu compromisso com o desenvolvimento de competências e habilidades que fazem a diferença para cada negócio - fortalecendo a cultura do aprendizado e preparando profissionais para atuarem com criatividade, estratégia e propósito.

Desafios das mulheres no mercado
Sobre o mercado atual para as mulheres, Larissa e Ruth mencionam que quase metade dos pequenos negócios no Brasil são liderados por mulheres, segundo dados do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). No entanto, os desafios continuam, incluindo obstáculos como a jornada dupla, preconceitos e a falta de crédito e incentivo por parte de investidores, o que torna o caminho mais difícil para elas.
"Apoiar o empreendedorismo feminino é fundamental para garantir que nós mulheres tenhamos as mesmas oportunidades e, principalmente, direitos. Em meio a essa realidade de problemas, buscamos ser parte da solução - ainda que seja um passo de cada vez, transformando pequenos grupos. Por isso, fez e faz todo sentido pra nós estarmos ao lado de grandes iniciativas como essas do projeto Olho no Olho”.

[Epílogo] Em breve, vamos divulgar a nova parceria que firmamos. Esperamos vocês conosco!
Comments