top of page

Tilibra e Olimpíadas: internet entregou de bandeja uma super campanha

Atualizado: 9 de ago. de 2024

Se você é usuário da antiga rede do passarinho azul, já deve ter se deparado com tweets bem-humorados dizendo que: "surfe é uma invenção do capitalismo para vender caderno". É uma piada, mas a verdade é que nada simboliza tanto um caderno brasileiro como uma capa com uma onda, certo?


Agora, imagina ter uma marca tão poderosa que uma das fotos mais icônicas das Olimpíadas faz com que o público só pense nela? Pois é, a Tilibra conseguiu isso. A identidade visual dos cadernos se tornou tão marcante na memória das pessoas que, quando a foto incrível do Medina apareceu, o pessoal começou a pedir para a Tilibra criar uma capa com aquela imagem.


E por que isso? Não é só porque a imagem é bonita, mas porque ela combina perfeitamente com o estilo dos cadernos da marca que marcaram uma geração. Esse é um exemplo claro de como os esforços de uma marca em sua gestão e branding funcionam na prática: criaram uma imagem que ficou na mente e no coração do cliente e ousamos dizer que a Tilibra é realmente única e memorável. Quem aí cresceu usando cadernos com tema de surf?


Marketing de Oportunidade

Bom, a Tilibra não perderia essa oportunidade e as solicitações foram atendidas. A marca anunciou em suas redes sociais que “Quem pediu o caderno Tilibra com a imagem do Gabriel Medina? Pois é, está confirmado! Agora é só torcer pelo ouro também!” (infelizmente, não foi dessa vez </3)


Sim, o clique espetacular do surfista voando sobre o mar gerou que gerou uma enxurrada de memes e reações nas redes sociais foi muito bem aproveitado pela marca. Essa estratégia de marketing é um ótimo exemplo de como as marcas podem se conectar de forma genuína e impactante com o seu público.


A força dos memes na cultura do esporte

Os memes se tornaram uma peça fundamental na cultura digital, especialmente no universo dos esportes. Momentos marcantes de eventos esportivos como as Olimpíadas ganham uma nova vida através da criatividade e humor dos usuários. No caso de atletas famosos, a imagem aproxima os fãs ao criar uma visão coletiva sobre o que é ser um campeão.


Não se trata apenas de surf ou de medalhas; é sobre capturar um instante de vitória e torná-lo acessível e divertido para todos. A criação de produtos como o caderno da Tilibra reflete essa cultura e homenageia o impacto duradouro que um simples momento pode ter.


A Tilibra já lançou outros produtos temáticos no passado, mas atender aos pedidos das pessoas nesse contexto era a única opção!



Nostalgia em alta

Para quem cresceu na década de 90, como nós, os cadernos da Tilibra eram parte essencial do material escolar, sempre trazendo fotos de esportes radicais como surfe, skate e snowboard. Quando vimos a capa do caderno com a foto do surfista, uma onda de nostalgia nos invadiu.


Embora marcas como a Tilibra, atualmente, se concentrem em atrair a geração Z, não dá para negar o apelo dos millennials em campanhas que despertam lembranças da nossa juventude. Associar elementos à nossa memória afetiva é uma estratégia certeira. E, já que não podemos voltar no tempo, que tal ter um item que represente esse saudosismo e nos conecte um pouco mais ao nosso passado? A Tilibra acertou em cheio.


Com a volta às aulas do segundo semestre se aproximando, as marcas de cadernos têm uma excelente oportunidade para, mais uma vezes, surfar na onda da foto e adicionar novos itens ao seu portfólio.


E depois do hype?

Uma ideia seria lançar uma campanha digital que relembre os designs clássicos das capas de cadernos, com uma série de posts e histórias comparando os antigos com os modelos atuais. Isso mostraria como a Tilibra continua inovando enquanto mantém uma conexão emocional com o passado. Após aproveitar o sucesso da colaboração com Gabriel Medina, a Tilibra poderia lançar uma edição retrrô das capas antigas, trazendo um toque moderno e arrojado. Essa combinação de passado e futuro certamente pode agradar tanto os fãs de longa data quanto às novas gerações!


Sua marca também pode surfar

Tilibra é uma grande referência, mas não é preciso ser um gigante para estar em sintonia com o que acontece ao redor. Se a sua marca é pequena ou está começando, você também pode aproveitar as oportunidades que aparecem nas redes sociais.


Primeiro, é bem importante entender que o marketing é um campo dinâmico e competitivo, repleto de criatividade e tendências que mudam rapidamente. As estratégias para tirar proveito dessas tendências também são variadas, e é aqui que entra o conceito de marketing de oportunidade. Isso permite que marcas de todos os tamanhos se conectem com seu público usando eventos e tendências atuais para criar campanhas que pareçam naturais e espontâneas. O principal objetivo dessa abordagem é gerar uma conexão emocional com o público, aumentando a visibilidade da marca de forma autêntica e relevante, e nem sempre é preciso gastar muito.


Mas, aqui fica o nosso alerta: é preciso ter cuidado! Como esses assuntos estão em alta, a mesma visibilidade que traz benefícios pode rapidamente se transformar em uma crise, se a marca não tomar precauções. Portanto, é fundamental que o seu negócio seja capaz de transmitir uma mensagem que esteja alinhada com os valores e a identidade da marca.


Pesquise e analise o que realmente faz sentido. Parece básico, mas quando você está ocupado tocando vários aspectos do negócio e tentando aproveitar o "hype", esses detalhes podem ser esquecidos.


Acompanhe as tendências! Fique de olho nas redes sociais, blogs, veículos de comunicação, tendências do Twitter, Instagram, TikTok e dê um google para saber o que está em alta. Também é importante observar as novidades e os influenciadores da sua área para se manter sempre em dia. E você pode e deve olhar para isso em âmbitos menores como: o que está acontecendo no seu bairro? E na sua cidade? O que está em alta em nível local??


A verdadeira magia está em ser autêntico e criar conexão com o seu público. Identifique rapidamente as oportunidades e lance campanhas que realmente chamem a atenção. 


Não se esqueça de acompanhar os resultados e ajustar a rota quando necessário. Não importa o tamanho ou o foco da campanha, você precisa estar sempre de olho no desempenho, no retorno que está gerando e em como está lidando com os clientes. Isso ajuda a manter tudo nos trilhos e garante que suas ações possam trazer resultados positivos.


Ah, e sempre use a sensibilidade, criatividade e bom senso ao aproveitar as oportunidades! A De Minas Comunicação espera que você possa se sentir confiante para criar campanhas de sucesso e engajar bastante!


E voilà, é hora de surfar nas tendências, independentemente do tamanho da sua marca. Boa sorte e arrase! ;)


 
 
 

Comments


©2021 por De Minas Comunicação

bottom of page