top of page

O que é UGC e porque você não deveria ignorar isso na sua estratégia

Sabe o famoso “boca a boca”? Ele segue VIVO e eficiente - online ou offline!


Antigamente, a principal forma de venda era essa: uma pessoa falava para outra, que contava para mais gente e assim uma marca virava a queridinha. A situação agora é um pouco diferente, pois temos muitos canais para fazer o marketing de uma empresa, mas isso não quer dizer que a recomendação tenha ficado para trás. Muito pelo contrário, o UGC, User Generated Content ou na sua tradução, que significa Conteúdo Gerado pelo Usuário, mostra que a satisfação de uma pessoa pode influenciar diversas outras.


O que é o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC)?


A definição é bem simples, basicamente o próprio nome já diz, o Conteúdo Gerado pelo Usuário é aquele que os próprios consumidores da marca produzem de forma espontânea. Essa prática se intensificou com a chegada da internet, a qual possibilitou uma comunicação entre os usuários e consequentemente a troca de informações sobre a qualidade de produtos e serviços.


Cerca de 76% dos consumidores já compraram algo baseado na recomendação de outras pessoas e apesar de a palavra “influenciadores” fazer todo sentido nesse contexto, é importante destacar que o UGC não é uma propaganda paga, ela deve ser totalmente voluntária. Para que o conteúdo realmente faça parte desse método, é necessário que os próprios clientes por vontade própria falem a respeito do que consumiu.


Os meios para que isso aconteça são os mais variados, como: depoimentos, comentários, classificações, fotos, postagens, resenhas, vídeos, entre outros. As mídias sociais são o grande alvo do UGC, pois é lá que as pessoas costumam postar o seu dia a dia e colocar o que consomem.


Principais benefícios do Conteúdo Gerado pelo Usuário


Quem trabalha com marketing digital sabe que criar conteúdos atrativos e todos os dias são um grande desafio, além de exigir muita criatividade, também deve ser algo que conquiste o público e faça ele desejar ter aquele produto ou serviço. Mas de acordo com a Nielsen Consumer Trust Index, 92% das pessoas confiam mais no Conteúdo Gerado pelo Usuário do que nas publicidades normais.


Também é importante levar em consideração que 75% dos consumidores pesquisam avaliações de outros usuários antes de fazer a sua compra. Dessa forma, muitas empresas estão optando por incentivar ainda mais os seus clientes a gerarem esses conteúdos, pois eles possuem diversas vantagens para a marca.


5 motivos para você apostar no estímulo ao Conteúdo Gerado pelo Usuário:


Baixo investimento - A empresa pode incentivar os clientes a expressarem a sua opinião sobre a marca, mas a realidade é que esse conteúdo não demanda quase nenhum investimento da empresa, sendo de total responsabilidade do consumidor.


Coleta de dados - Esse tipo de conteúdo é importante para que a empresa conheça ainda mais o seu público, pois é possível coletar dados e informações, que vão ajudar na criação de outras estratégias.


Relação com a empresa - Quando uma empresa dá destaque ao que seu público está falando sobre ela, isso aproxima a relação entre eles. Além disso, vai inspirar mais pessoas a postarem também e possuir essa conexão com a marca.


Credibilidade - Uma das maiores vantagens do Conteúdo Gerado pelo Usuário é que ele gera muita credibilidade, já que outro cliente relatar e compartilhar a sua própria experiência de forma voluntária demonstra sinceridade e traz confiança.


Conteúdo gratuito - Criar para uma marca nem sempre é fácil, por isso utilizar os comentários, resenhas, imagens e outros conteúdos podem ser uma boa estratégia que vai encaixar muito bem como peças de valor para a marca. Além de aumentar o alcance das redes sociais, já que esse é um tipo de conteúdo que tem potencial de atrair os familiares e amigos de quem compartilhou.


Exemplos de marcas que usaram esse recurso de uma forma diferente e criativa


ree

Há alguns anos, a Ruffles lançou a campanha campanha “Faça-me um sabor” para que os seus clientes enviassem sabores novos para as batatas, todos eles iam para uma votação popular e os melhores se tornaram sabores de verdade. A comoção nas redes sociais foi enorme, cada um brigando pelo seu sabor favorito e todos comentando sobre a marca, o que gerou ainda mais resultado para a campanha.






ree

BBB


Muito se fala sobre as estratégias de marketing do BBB e uma delas é a UGC! Quem acompanha o programa, sabe que nos dias de eliminação existem quadros específicos, um deles se chama “O Brasil tá vendo”. Esse quadro mostra diversos vídeos que foram postados nas redes sociais sobre o programa, é um conteúdo feito pelo público que traz mais engajamento para o BBB.




De Minas Comunicação


Uma estratégia que utilizamos aqui na De Minas é compartilhar o que os clientes postam em seus stories sobre os nossos serviços - mas não apenas reportamos. Aproveitamos o próprio conteúdo gerado por eles para explicar um pouco mais sobre o serviço que o cliente em questão contratou.


Colocamos selos, molduras que categorizam o serviço e usamos o gancho para aprofundar sobre o que foi feito ali.


ree


Além disso, como consumidoras, também criamos UGC sempre. Diversas vezes postamos nas nossas redes sociais quando somos bem atendidas ou quando uma empresa nos surpreende positivamente.


Ficar por dentro do que rola no mundo do marketing também é uma ótima estratégia para a sua empresa. Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para entender tudo que acontece nesse mercado, mas de um jeito fácil e simples de compreender.


De Minas Comunicação

@deminascomunicação


 
 
 

Comentários


©2021 por De Minas Comunicação

bottom of page