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O que é branding e por quê ele é a força da sua marca

Atualizado: 4 de jul. de 2024

Você sabe o que é uma marca? Não, não estamos falando apenas do logotipo, do nome , estamos nos referindo àquilo que vai além do visual, do que transmite uma mensagem, uma personalidade, uma essência, uma forma de comunicação marcante com o mundo.




Uma marca que se diferencia é sempre singular, pois combina vários elementos que criam  valor para o seu público

O branding contempla o gerenciamento das estratégias de marca de uma empresa, além de abranger o planejamento, criação e gestão dos elementos da identidade visual da marca, para aumentar a percepção da empresa na mente dos consumidores.


O Branding é o planejamento, estruturação, gestão e divulgação para uma marca ser bem-sucedida. Todos esses processos fazem parte da gestão de marca.


O objetivo do Branding é fazer com que todas as pessoas que se relacionam com a marca (stakeholders) entendam o posicionamento, reconheçam o valor, vejam a relevância, confiem na reputação e se tornem fiéis à marca. São estratégias que visam que a empresa cresça de forma orgânica.


A gestão de marca é um processo complexo e que traz resultados importantes a longo prazo. Por isso, é preciso que todos os envolvidos se comprometam com a consistência da marca, ou seja, com a manutenção, a propagação e a proteção dos elementos da marca. Isso envolve a criação de uma estratégia de branding bem definida que promova a marca de maneira eficiente e aumente sua visibilidade.


Para gerenciar uma marca com sucesso, é preciso ter dois pilares bem definidos: a estratégia e a operação:


> A estratégia é o que orienta a construção da marca, como a sua identidade visual, o seu tom de voz, o seu posicionamento, as suas fontes, a forma como os elementos da marca são aplicados, entre outros aspectos que costumam ser documentados em um brandbook (um guia ou manual de marca). Esse trabalho normalmente é feito pela equipe de marketing da empresa ou por uma agência especializada ou ambos. 


> A operação é o que acontece no cotidiano, de cuidado com a marca. Envolve usar os elementos adequados, da maneira correta, seguindo o que foi estabelecido no brandbook.


Segue algumas páginas resumidas de um trabalho que desenvolvemos para uma marca de roupa:




Consistência da marca

Você já pensou na importância de ter uma marca consistente? Não basta ter um nome, um logo e uma cor bonita. É preciso construir uma marca que transmita uma mensagem clara, interessante, coerente e cativante para o seu público.


A consistência da marca é um compromisso que deve ser assumido por todos que fazem parte do negócio, desde os colaboradores até os fornecedores e os profissionais em geral. Todos devem cuidar dos elementos que compõem a marca, como a identidade visual e o tom de voz, que são fundamentais para causar uma boa impressão para o público.


A marca deve saber comunicar e mostrar o que ela defende, o que faz, o que ela oferece e o que valoriza. Esses são os aspectos que definem a missão, o posicionamento, os valores, a visão e o propósito da marca.


Mas não adianta ter uma marca consistente se ela não for vivenciada por dentro e por fora da empresa. A cultura interna da marca deve ser estimulada entre os colaboradores, para que eles se sintam parte da marca e possam representá-la bem para o público externo.


O público externo, por sua vez, passa por um processo de relacionamento com a marca, que envolve quatro fases: conhecimento, percepção da reputação, avaliação do valor e escolha da fidelidade. A marca deve conquistar o público em cada uma dessas fases, para que ele se torne um cliente fiel e um defensor da marca.


Por isso, garantir o desenvolvimento de um ambiente propício para a gestão de marca entre os colaboradores também é investir em pessoas que podem se tornar facilitadores e pontos de contato direto com potenciais clientes.


Desenvolvimento de uma marca

O primeiro passo na elaboração de uma marca é refletir sobre suas origens e o que a torna distinta. É essencial entender as promessas que a marca faz para o mundo e o que a diferencia das demais.


A criação de uma marca é formada por elementos próprios que facilitam a conexão dos consumidores com a marca e melhoram a comunicação de sua mensagem central. Esses elementos incluem o objetivo da marca, sua missão, características e a forma como ela se posiciona no mercado.


Objetivo da marca

O objetivo de uma marca é sua razão de ser. É importante considerar o motivo pelo qual a marca foi criada e o que seus fundadores pretendiam mudar no mercado com sua introdução.


Para compreender o objetivo atual da marca, pode ser útil dialogar com colaboradores e clientes para descobrir por que eles se identificam e confiam na marca. Essa compreensão pode levar a uma definição mais clara que ressoe com a história e os valores da marca.


Missão da marca

A missão da marca é como um compromisso, resumindo o que a empresa se propõe a realizar para tornar seu objetivo uma realidade tangível.


Frequentemente, a missão da marca é o aspecto mais visível e comunicado ao público. Enquanto o objetivo é mais introspectivo, a missão traduz esse propósito em ações concretas e mensuráveis.


Características de marca

Após definir o objetivo e a missão da sua marca, é hora de abordar suas características próprias. Essas qualidades revelam a maneira única como sua marca avança para alcançar seus objetivos.


Marcas excepcionais possuem propósitos e promessas distintas. Contudo, a diferença entre marcas excelentes e medianas está frequentemente nos métodos utilizados para atingir seus objetivos. Aqui, os meios são tão significativos quanto os resultados.


Essas características representam os valores fundamentais da sua marca. Elas guiam desde a comunicação até a forma como seus colaboradores atuam, humanizam a marca e alinham expectativas. 


Posicionamento

Para entender seu posicionamento, primeiro considere seus objetivos de negócios e o valor real que sua empresa e produtos entregam. A partir disso, você pode começar a delinear seu posicionamento.


O posicionamento envolve compreender o mercado, as necessidades e desejos dos consumidores. Em seguida, olhe para dentro da sua empresa e veja como seu produto pode se destacar e ser relevante nesse contexto.


Tenha uma identidade forte e coerente

Uma identidade de marca sólida faz com que grandes empresas sejam reconhecidas apenas por uma cor ou ícone. Mais do que ter um nome forte e um logotipo criativo, é sobre construir um universo para sua marca, autêntico e que conecte com o público.


Nessa etapa é necessário criar um nome e um logotipo para sua empresa, o que você provavelmente já tem. Se não, pode usar guias específicos para desenvolver um nome ou criar um logotipo.


Identidade visual

O logotipo faz parte de uma identidade visual, mas é apenas um elemento dentro de um conjunto de componentes que conferem consistência à comunicação visual da marca. Os principais elementos que compõem uma identidade visual são três. Confira:


Cores

As cores tornam sua identidade atraente e fortalecem a comunicação da empresa, ajudando sua marca a alcançar os objetivos.


Você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia das cores, sabendo que cada cor transmite uma ideia e evoca sentimentos específicos. Ao escolher suas cores institucionais, considere os atributos da sua marca. Quais cores melhor comunicam esses atributos?


A gestão de uma marca vai além do visual, abrangendo elementos gráficos adicionais que complementam e reforçam a identidade corporativa. Para além do símbolo principal, elementos visuais como formas geométricas singulares e ícones que dialogam com o público-alvo são fundamentais para construir uma identidade visual personalizada e estratégica, comunicando os valores da marca de forma eficaz em cada interação.


Elementos gráficos complementares

Além do logotipo, uma marca pode ser enriquecida com outros elementos gráficos que reforçam sua identidade. Sejam formas geométricas que transmitem estabilidade e dinamismo, ou símbolos que têm um significado especial para o público, o objetivo é criar uma coleção de elementos visuais que contribuem para uma identidade coesa e estratégica.


Diretrizes tipográficas

A escolha entre fontes serifadas ou não serifadas, assim como o uso de caixa alta ou baixa, são decisões importantes no design que impactam a comunicação da marca. As marcas geralmente selecionam fontes primárias para uso em logotipos e fontes secundárias para outros textos, garantindo reconhecimento e consistência.


Frases de efeito

As palavras têm poder, e os slogans são uma prova disso. Eles são escolhidos para complementar a comunicação visual da marca e muitas vezes funcionam como assinaturas em campanhas publicitárias. Alguns slogans se tornam sinônimos das marcas que representam, enquanto outros evoluem com o tempo para se alinhar com a estratégia de posicionamento da marca.


Personalidade da marca

A personalidade de uma marca é construída pela sua aparência e também pela sua voz. A voz da marca deve refletir seus atributos e ressoar com a persona da marca, se adaptando aos diferentes públicos e canais. Enquanto a voz permanece consistente, o tom pode variar, permitindo que a comunicação seja ajustada conforme o contexto.


Este processo de fortalecimento da identidade da marca deve ser consistente em todos os aspectos da comunicação da empresa.


Presença de marca

A identidade de sua marca deve ser evidente em todas as plataformas digitais, como o Instagram, e em todos os espaços físicos, como lojas, onde cada detalhe decorativo deve refletir a essência da marca. Manter essa uniformidade é um dos aspectos mais desafiadores na gestão de uma marca, mas é também o que gera resultados excepcionais.


Casos de branding bem-sucedidos

Existem inúmeros casos de sucesso em branding que podem inspirar empresas de variados ramos. Por exemplo, a Apple estabeleceu uma identidade singular ligada à inovação, design sofisticado e desempenho superior, o que a destacou no setor tecnológico e rendeu uma clientela leal.


A Coca-Cola é outro caso notável, tendo criado uma imagem associada à alegria, união e celebração, o que a tornou uma das marcas mais reconhecidas globalmente.


No Brasil, o Nubank é um exemplo de inovação no setor financeiro, com serviços digitais simplificados e atendimento de excelência, construindo uma imagem de modernidade e facilidade, e se estabelecendo como uma das principais fintechs do país.


Marcas de renome possuem uma filosofia bem definida que serve como fundamento inalterável na construção de sua identidade. Com essa filosofia estabelecida, todos os elementos mencionados contribuem para uma estratégia focada.


É bom lembrar que a estratégia de marca define como ela se posiciona, se diferencia e influencia a percepção e as escolhas do público. Compreender claramente o seu público-alvo e suas preferências é importante para ampliar sua influência no mercado.


Está mais do que claro que as marcas representam muito mais do que meros símbolos ou nomes - são histórias vivas, que refletem vivências, propósito, missão e princípios. E o Branding equivale a peça coringa para transformar esses elementos em uma experiência autêntica e cativante para o público.


Você já parou para refletir sobre qual é o propósito da sua marca? Como ela se conecta com seus valores e objetivos? 


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